terça-feira, 2 de agosto de 2011

IPOL em debate televisivo sobre as fronteiras

A emissora televisiva TVT convidou Rosângela Morello - diretora do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística (IPOL) – para participar de um debate sobre a questão fronteiriça. O programa será exibido esta quinta-feira, 4 de agosto, para as regiões de Mogi de Cruzes, São Paulo capital e o ABCD paulista. O site da emissora também transmitirá o programa


Depois do I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL (I GELF), o espaço entre fronteiras ganhou novo tônus diante do prolongado debate entre especialistas das mais diversas conjunturas geopolíticas. As colocações dos estudiosos latino-americanos, europeus e norte-americanos lançaram nova luz sobre a gestão da borda geográfica brasileira, especialmente no que diz respeito à educação e a gestão pedagógica do plurilínguismo, elemento extrememente recorrente na extensa fronteira de um Brasil de mais de 215 línguas.

O programa Melhor e Mais Justo da emissora TVT propôs, dentro deste quadro estrutural latino-americano, um encontro entre quatro especialistas ligados à questão da fronteira, justo no sentido de clarificar o debate.

Dentre os convidados, Filipe Giuseppe Dal Bo Ribeiro- Geógrafo, professor de Ciências Políticas e Relações Internacionais da FESP SP (Fundação Escola de Sociologia e Política); Gustavo Coelho de Souza - coordenador da pós-graduação de Geografia da PUC/SP, Sérgio Duarte de Castro, Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional e Rosângela Morello, atual diretora do IPOL.

Estando marcado para os 16h, o programa configura-se como mais uma oportunidade de ampliar as discussões e trazer medidas efetivas na articulação de uma nova política pública de fronteiras e de blocos econômicos. O IPOL, instituto envolvido desde sua criação, em 1999, com a educação e o trânsito das línguas nas bordas geográficas, vê-se representado nesta nova mentalidade de relações geopolíticas entre os povos.

-o-

A TVT é uma emissora que foi inaugurada em agosto de 2010, afiliada daTV Brasil - Rede Pública Nacional. Com sede no município de São Bernardo do Campo - SP, é transmitida pelo canal 46 em Mogi das Cruzes – local, e retransmitida pelo canal 48 (NGT) em São Paulo capital e Grande ABCD, nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano e Santo André, além de outras emissoras comunitárias do estado de São Paulo. A emissora é mantida pela Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, e tem por objetivo principal a cobertura da cidadania e do mundo do trabalho, com especial destaque à região da Grande São Paulo. Ela pode ser acessada por meio de seu portal: www.tvt.org.br, que transmite toda a programação ao vivo e sob demanda.